Antes de seguir neste artigo certifique-se que seu Outlook está configurado para as portas POP3 995 (com criptografia SSL/TLS), IMAP 993 (com criptografia SSL/TLS), SMTP 465 (com criptografia SSL/TLS) com a opção “Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação” (ou equivalente) ativada, SMTP 587 (com criptografia STARTTLS) com a opção “Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação” (ou equivalente). Certifique-se também que o endereço dos servidores POP3, IMAP e SMTP estejam corretos, na maioria dos nossos clientes o endereço é compostos pelo domínio do site acrescido pela palavra “mail.” (ex.: mail.endereco-do-seu-site.com.br).
Desde janeiro de 2020, a Microsoft interrompeu as atualizações e o suporte para o Windows 7. Portanto, podem ser necessárias algumas modificações no Outlook 2010 e versões anteriores para corrigir possíveis erros. Este artigo apresenta 4 soluções possíveis para corrigir o erro que origina a mensagem “Seu servidor não oferece suporte ao tipo de criptografia de conexão especificado.” em seu Outlook.
O erro ocorre porque o Windows 7 (e versões anteriores como Windows Vista e Windows XP), assim como versões de clientes de e-mail antigas (como outlook 2010) não suporta o as, novas, versões TLS 1.1 e 1.2. O Transport Layer Security (TLS) é um protocolo de segurança amplamente utilizado, projetado para aumentar a privacidade e a segurança dos dados em comunicações pela internet. Ele é usado em várias aplicações, como email, mensagens instantâneas e voz sobre IP (VoIP), mas seu uso mais visível ao público é na segurança do HTTPS, o famoso “cadeado verde”.
Para os usuários do Windows 7, e outros clientes de e-mail, que NÃO oferece suporte ao TLS 1.1 e 1.2, o seguinte erro pode aparecer:
Fazer login no servidor de entrada de emails (POP3): Seu servidor não oferece suporte ao tipo de criptografia de conexão especificado. Tente alterar o método de criptografia. Contacte o administrador do servidor de email ou o provedor de serviços de Internet para obter mais assistência.
Enviar email de teste: Nenhum dos métodos de autenticação aceitos por esse cliente é aceito pelo seu servidor.
A seguir, uma imagem demonstrando este erro no Outlook:
Para solucionar isso você possui algumas opções. São elas:
Opção 1: Instalar uma atualização para o Windows
A maneira mais simples é instalar esta atualização no seu Windows 7, para habilitar as versões 1.1 e 1.2 do TLS. Recomendamos que você acesse este link e leia cuidadosamente os passos para fazer a atualização. A opção mais indicada é a substituição pelo Windows 10 ou superior, que ainda recebe atualizações de segurança da Microsoft. Para usuários do Windows Vista siga este link e Windows XP siga este link.
Opção 2: Atualizar para o Outlook 2013 ou superior
As edições do Outlook 2010 e 2007 apresentam vulnerabilidades de segurança conhecidas e não possui suporte as versões mais recentes dos protocolos de segurança. O Outlook 2013 já incorpora as versões 1.1 e 1.2 do TLS, no entanto, seu suporte foi descontinuado pela Microsoft. Assim, embora o Outlook 2013 resolva esse problema, é fortemente aconselhável a instalação da versão mais recente do Outlook (Microsoft 365).
Opção 3: Migrar para o Thunderbird
O Thunderbird é um aplicativo gratuito e muito utilizado atualmente. Ele possui atualizações automáticas e suporta todas as versões do TLS. Além disso, o Thunderbird tem uma ferramenta que ajuda você a migrar seus emails e contatos do Outlook 2010.
Opção 4: Usar o Webmail
O Webmail opera a partir do servidor de hospedagem de sites. Portanto, não depende da instalação do protocolo TLS no seu dispositivo. Além disso, é compatível com qualquer sistema operacional e qualquer navegador.
Todos os nossos clientes de hospedagem de sites têm à disposição o serviço de webmail, que pode ser acessado simplesmente adicionando “/webmail” ao final do seu domínio (ex.: “https://endereco-do-seu-site.com.br/webmail”). Através deste serviço, é possível enviar e receber e-mails a partir do seu navegador de internet, sem a necessidade de instalar programas como o Outlook, e portanto, sem ser afetado por essa questão.